OK We use cookies to enhance your visit to our site and to bring you advertisements that might interest you. Read our Privacy and Cookies policies to find out more.

News Brazil

Com o objetivo de ajudar os dentistas clínicos a escolherem o melhor sistema de instrumento para o caso específico endodôntico, pesquisadores da Wuhan University na China têm avaliado a capacidade de modelagem de três diferentes segmentos de sistemas rotativos. (Foto: Radu Bercan/Shutterstock)
0 Comments Mar 7, 2017 | News Brazil

Instrumento rotativo NiTi com movimento alternativo se destaca no estudo chinês

Post a comment by Dental Tribune International

WUHAN, China: Utilizando um instrumento rotativo que é mais eficaz na preparação do canal radicular é crucial para o sucesso do tratamento endodôntico. Em uma avaliação de habilidades de modelagem de três segmentos de sistemas rotativos de níquel-titânio (NiTi), uma equipe de pesquisadores chineses verificou que um sistema de arquivo único com um movimento alternativo produziu a maior mudança volumétrica no terceiro apical do canal. Além disso, o sistema tinha o tempo mais rápido de preparo do canal dos três sistemas testados.

Os sistemas analisados no estudo foram ProTaper Universal (Dentsply Sirona), o RECIPROC single-file system (VDW) e o K3XF sistema rotativo (Kerr Dental). Para avaliar as características de modelagem de cada sistema, os pesquisadores simularam 30 canais radiculares com uma curvatura de 60° em um bloco de resina clara (Endo Trainning Bloc, Dentsply Sirona). Os canais tinham 16,5 mm de comprimento e uma seção reta de 10 mm antes da curva. Cada bloco foi aleatoriamente designado para um dos três grupos de instrumentos.

Os pesquisadores então usaram micro tomografia computadorizada para a avaliação 3-D da capacidade de modelagem dos instrumentos, transporte do canal, alteração volumétrica e habilidade de centralização, bem como parâmetros geométricos básicos da morfologia interna do dente.

Eles descobriram que o RECIPROC produziu mudanças volumétricas apicais melhoradas nos canais, comparado com ProTaper Universal e K3XF. O sistema K3XF, em contraste, apresentou menos transporte e melhor capacidade de centralização em 2 e 3 mm do forame apical do que os outros dois sistemas. No entanto, não houve diferenças significativas em relação à centralização e transporte entre ProTaper Universal e RECIPROC.

Embora o tempo de preparo do canal foi a mais curto com RECIPROC, isto pode ter acontecido porque, sendo um sistema de arquivo único, o instrumento geralmente requer menos tempo de instrumentação, salientaram os pesquisadores. Globalmente, todos os arquivos modelaram os canais simulados sem qualquer erro de modelagem significativa, concluíram.

O estudo intitulado "Uma comparação da capacidade de modelagem de três instrumentos de níquel-rotativo de titânio: Um estudo de micro tomografia computadorizada via uma técnica de contraste radiopaco in vitro", foi publicado online em 9 de janeiro no BMC Oral Health Journal.

Post a comment Print  |  Send to a friend
0 Comments
Join the Discussion
All comments are subject to approval before appearing. Submit Comment