OK We use cookies to enhance your visit to our site and to bring you advertisements that might interest you. Read our Privacy and Cookies policies to find out more.

News Brazil

Em um estudo, a vitamina B12 foi aplicada na cavidade oral através de uma pasta de dente para entrar na corrente sanguínea e impulsionar o estado da vitamina B12 em veganos. (Foto: Mau Horng/Shutterstock)
0 Comments Mar 13, 2017 | News Brazil

Gel dental fortificado melhora o estado de vitamina B12 em veganos

Post a comment by Dental Tribune International

GIEßEN, Alemanha: A vitamina B12 é encontrada principalmente na carne, peixe e produtos lácteos. Assim, veganos, que renunciaram a alimentos provenientes de fontes animais, estão especialmente em risco de deficiência de vitamina B12. Pesquisadores têm estudado o efeito do uso de um gel dental fortificado com B12 no estado de marcadores de vitamina nesse grupo de pessoas e verificou que a aplicação da vitamina oral pode evitar deficiência se ela é absorvida através da barreira da mucosa.

A vitamina B12, também chamada de cianocobalamina, desempenha um papel vital no funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso, bem como na formação de glóbulos vermelhos. Sua deficiência atrapalha a síntese de DNA, e isto pode ter um impacto negativo sobre a mucosa faríngea e o sistema nervoso, entre outros efeitos.

A vitamina pode ser fabricada de forma sintética e por isso ser fornecida em diversas formas, como comprimidos ou pasta de dente. Pesquisadores do Institut für Alternative und Nachhaltige Ernährung [Instituto de Nutrição alternativa e sustentável] em Gießen estudou o efeito do uso de uma pasta de dente enriquecida com vitamina B12 sobre marcadores de estado de vitamina em veganos e avaliada a eficiência dos marcadores na identificação do aumento do estado de vitamina.

Em estudo de doze semanas, duplo-cego, randomizado e controlado com placebo, 66 veganos receberam um placebo ou pasta de dente de vitamina B12. Tanto o grupo de estudo quanto o de placebo usaram um gel dental de aspecto idêntico duas vezes ao dia por 2 minutos durante as doze semanas. Os pesquisadores mediram o soro e a concentração plasmática de vitamina B12, holo-transcobalamina, total homocisteína e ácido metilmalônico antes e após a intervenção.

Em um estudo piloto em 2011, em que o mesmo foi feito ao longo de um período de cinco semanas, o estado da vitamina B12 tinha parcialmente melhorado significativamente nos participantes. Os sujeitos do estudo atual, que levaram a investigação do estado de melhoria da vitamina B12 ao longo de um período mais longo, tinha seguido um estilo de vida vegano durante pelo menos dois anos e antes disso tinham sido veganos ou vegetarianos há pelo menos três anos.

Após doze semanas, o estado de vitamina B12 havia melhorado naqueles que haviam recebido o gel fortificado. Alterações nos marcadores foram mais proeminentes em veganos que relataram que não tomaram suplementos de vitamina B12.

De acordo com os pesquisadores, a vitamina B12 que é aplicada na cavidade oral através de pasta de dentes entra na circulação e aumenta o estado de vitamina B12, aferida em marcadores no sangue, de veganos.

Os resultados do estudo intitulado "Vitamina B-12 – pasta de dente enriquecida melhora o marcador do estado de vitamina B-12 em veganos: um estudo controlado de 12 semanas com placebo", foram publicados on-line no Volume 23 suplemento da Research in Complementary Medicine Journal.

Related Content
Post a comment Print  |  Send to a friend
0 Comments
Join the Discussion
All comments are subject to approval before appearing. Submit Comment