OK We use cookies to enhance your visit to our site and to bring you advertisements that might interest you. Read our Privacy and Cookies policies to find out more.

News Brazil

Introduzidos produtos odontológicos feitos no Brasil para uma audiência internacional da IDS (a partir da esquerda): Paulo H. Fraccaro, Superintendente da Abimo, Sidarta Cypriano, Chefe de Negócios Internacionais da Angelus, Celso Marques, Gerente de Negócios na Bionnovation Biomedical, e Clara Porto, Gerente de Marketing e Exportações da Abimo. (Foto: Yvonne Bachmann, DTI)
0 Comments May 19, 2017 | News Brazil

Juntos e mais fortes: Associação Brasileira apoia os fabricantes odontológicos locais

Post a comment by Yvonne Bachmann, DTI

COLÔNIA, Alemanha: Com cerca de 2.300 expositores e 155.000 visitantes, a International Dental Show (IDS) em Colônia mais uma vez provou a sua importância como uma plataforma para as empresas introduzirem os seus produtos, promoverem a sua marca e a rede com outros fabricantes e dentistas de todo o mundo. Apoiado pela Abimo, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório, e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, um determinado número de empresas do país aproveitou esta oportunidade e apresentou seus portfólios de produtos no pavilhão brasileiro.

Expor no IDS pode ser o caminho para expandir um negócio já de sucesso e aumentar novos projetos. Esta oportunidade para discutir possíveis acordos com distribuidores internacionais e introduzir os mais recentes produtos para dentistas só vem a cada dois anos. Para apoiar as empresas locais e incentivá-las a procurar novas oportunidades através do IDS, a ABIMO ofereceu espaço de exposição a empresas brasileiras em seus quase 350 m² no pavilhão da feira.

Fundada em 1962, a ABIMO é a maior associação de seu tipo no Brasil, representando todos os campos dos cuidados de saúde além de outros produtos farmacêuticos. "Entre os nossos mais de 250 membros, que juntos geram mais de 85 por cento das vendas no segmento no Brasil, são fabricantes de produtos dentários, produtos hospitalares e vários sistemas de implante", Paulo H. Fraccaro, Superintendente da ABIMO, disse recentemente ao Dental Tribune Online durante o IDS. "A indústria dentária é muito importante, reportando mais exportações do que importações".

Parceria de longa data com a Apex-Brasil

A ABIMO, baseada em São Paulo e com um escritório na capital do país, em Brasília, visa apoiar financeiramente os aspirantes a negócios nacionais e através de conselhos valiosos. Para conduzir isto, a associação trabalha em estreita colaboração com a Apex. Há mais de 16 anos, "a Apex vem a apoiando a visão de futuro que temos para a indústria," disse Fraccaro. A ABIMO é parte integrante do top cinco projetos que a agência apoia financeiramente. Outros incluem fabricantes de calçados, têxteis e máquinas para produção.

"Os projetos apoiados pela Apex geralmente são executados por 24 meses", Clara Porto, Gerente de Marketing e Exportações da Abimo, explicou. A Apex é financiada pelos impostos sobre as empresas e outras agências.

Mercado odontológico brasileiro deverá crescer

No Brasil, o negócio odontológico tem grande potencial, uma vez que os cidadãos estão muito preocupados com a saúde oral e a aparência dos seus dentes. "As empresas vão muito bem no país", disse Fraccaro. "Indústrias nacionais têm a maior quota de mercado odontológico no país, com apenas algumas importações e depois dos EUA, o Brasil é a nação que mais conduz a pesquisa em odontologia. Vinte por cento de todos os dentistas no mundo trabalham no Brasil. Dois milhões de implantes são colocados a cada ano."

Levando seus membros para expor em feiras de todo o mundo, incluindo a organização da utilização dos seus produtos em workshops práticos apresentados por proeminentes especialistas em odontologia brasileiros, é uma das maneiras da ABIMO apoioá-los. Para permitir a plena utilização do potencial das empresas e ajudar a expandir seus negócios para mercados globais, a ABIMO oferece um número de outros serviços, tais como ajudar com certificação internacional, prestação de aconselhamento de marketing e suporte em encontrar distribuidores em mercados alvo. A associação consulta a International Organization for Standardization sobre as normas ISO pertinentes e funciona em conjunto com o FDI World Dental Federation. "Nossa equipe de consultoria regulamentar coloca um grande esforço na pesquisa de normas internacionais e no aconselhamento dos fabricantes dessa forma " explicou Fraccaro.

Para dirigir a pesquisa, a ABIMO homenageia empresas locais com seu prêmio de inovação em saúde. Um júri técnico e científico escolhe a mais notável inovação. A competição tem já acontecido durante oito anos e está aberta a todos os fabricantes de cuidados de saúde no país, não apenas aos membros da ABIMO. A associação não está envolvida no processo de premiação, mas age como um host independente.

O feedback positivo dos membros

Na edição deste ano da IDS, 36 membros da ABIMO apresentaram os seus produtos – 27 como parte do pavilhão brasileiro e nove de forma independente. Entre eles estavam Bionnovation Biomedical, um fornecedor de implantes e biomateriais de enxerto ósseo, e Angelus, um fabricante de produtos endodônticos e paedodonticos. Ambas as empresas têm estado com a ABIMO durante algum tempo e se beneficiam do seu suporte. "Nós nos juntamos a ABIMO em 2014. O nosso primeiro trade show juntos foi na Rússia e vendemos produtos imediatamente ", Celso Marques, Managing Partner na Bionnovation Biomedical, disse Dental Tribune Online. "Antes de nos juntarmos, éramos ativos em seis ou sete países, mas agora vamos distribuir em 30 países. Ainda por cima, o sucesso internacional impulsionou os nossos negócios no Brasil".

Angelus tem uma história de sucesso semelhante. "Estamos com a ABIMO durante anos. Cinquenta por cento da nossa receita conta agora para exportação", disse Sidarta Cypriano, Head de Negócios Internacionais da empresa. "Com a ajuda da ABIMO, temos mesmo sido contemplados com vários prêmios".

IDS bem sucedido

O IDS foi um dos 13 shows que a ABIMO tem na sua agenda de exposições para 2017. Seu retorno ao maior evento de odontologia do mundo pela nona vez, mais uma vez fez valer a pena o esforço. "Esta foi se dúvida a mais bem sucedida edição do IDS para o grupo brasileiro", disse Porto algumas semanas após a feira. "Perspectivas de negócios são muito boas e todas as empresas brasileiras avaliaram o evento positivamente, manifestando interesse em voltar em 2019".

De 9 a 12 de junho, a ABIMO e os seus membros participarão no Sino-Dental em Beijing. "Esta é a primeira vez que estamos participando de um trade show na China", disse Porto. A associação e seus parceiros também estarão no FDI Annual World Dental Congress que será realizado em Madrid na Espanha a partir de 29 de agosto a 1º de setembro.

Post a comment Print  |  Send to a friend
0 Comments
Join the Discussion
All comments are subject to approval before appearing. Submit Comment