OK We use cookies to enhance your visit to our site and to bring you advertisements that might interest you. Read our Privacy and Cookies policies to find out more.

News Brazil

Em todos os sucos analisados em um estudo foram encontradas soluções ácidas e contribuem para a perda de estrutura do esmalte, mas alguns foram melhor tolerados do que outros. (África Studio/Shutterstock)
0 Comments Sep 6, 2017 | News Brazil

Suco de uva é mais erosivo do que suco de laranja

Post a comment by Dental Tribune International

FLORIANÓPOLIS/SC: O baixo custo e a disponibilidade de sucos de frutas ácidos, bebidas e bebidas carbonatadas incentivam o seu consumo, e isso pode levar a uma elevada prevalência de erosão dentária. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina recentemente avaliaram as características químicas dos sucos de uva e de laranja e seu potencial erosivo na diminuição da microdureza e perda de estrutura do esmalte. Eles descobriram que o suco de uva apresentou maior potencial erosivo do que o suco de laranja.

Para analisar o potencial erosivo, a equipe de pesquisa avaliou cinco sucos de uva e de laranja para pH, acidez titulável, e cálcio, fosfato e concentração de fluoreto. Água desionizada e um refrigerante de cola foram utilizados como controle positivo e negativo. Doze espécimes de dentes bovinos foram imersos nas bebidas para 10 minutos a 37 °C, três vezes ao dia por sete dias. O potencial erosivo foi quantificado usando a microdureza e perda de estrutura do esmalte.

Os resultados mostraram que o suco de uva em pó teve o menor pH e o suco puro de uva a maior acidez titulável. Suco de laranja fresco e suco de uva com base de soja apresentaram as menores concentrações de cálcio e fosfato, respectivamente. Entre as outras bebidas testadas suco de laranja em pó causou a maior diminuição na microdureza superficial e suco de uva concentrado causou a maior perda de estrutura do esmalte.

No geral, todos os sucos avaliados contribuíram para a erosão dentária. Sumos de uva apresentaram maior potencial erosivo do que sucos de laranja. Sucos de uva puro, em pó e concentrado apresentaram valores semelhantes de perda de estrutura do esmalte bem como refrigerantes de cola. O potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto.

O estudo intitulado "São sucos de uva mais erosivos do que sucos de laranja?", foi publicado online no dia 4 de agosto antes da impressão no European Archives of Paediatric Dentistry Journal.

Post a comment Print  |  Send to a friend
0 Comments
Join the Discussion
All comments are subject to approval before appearing. Submit Comment